Política Editorial

Foco e Escopo        

Os trabalhos submetidos à apreciação da Revista Síntese devem ser inéditos, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em qualquer outro periódico, excetuando-se adaptações de trabalhos apresentados em congressos científicos, teses e dissertações.
 
A Revista receberá para publicação trabalhos técnico-científicos em português, de autores brasileiros ou estrangeiros. São aceitos artigos escritos por autor único ou em coautoria. Artigos em coautoria podem ter até 04 autores. No caso de artigos de autoria única, o autor deve ter, no mínimo, título de Mestre.  Já para artigos em coautoria, ao menos um dos autores deverá ter, no mínimo, título de Mestre (caso o artigo tenha dois autores) ou, no mínimo, título de Doutor (caso o artigo tenha mais de dois autores).

Os trabalhos devem apresentar tratamento científico e seguir as regras apresentadas na página “Normas para submissão”.     
 
As opiniões emitidas em textos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
 

Política Antiplágio    
A Revista Síntese utiliza software de verificação de similaridade de conteúdo em todos os artigos submetidos ao periódico.

Os autores de textos em que o software de detecção de plágio identifique alta similaridade entre o artigo submetido e fontes existentes serão identificados imediatamente e estão sujeitos a diversas consequências que incluem, mas não se limitam a: rejeição imediata do artigo, proibição de submissões futuras e notificação de suas instituições afiliadas.

Utilização de Inteligência Artificial   
A Revista Síntese reconhece que, com o avanço da inteligência artificial (IA), sua aplicação em várias áreas, incluindo a publicação acadêmica, torna-se cada vez mais proeminente. Diversos periódicos acadêmicos estão incorporando sistemas de IA para agilizar processos editoriais, melhorar a qualidade das revisões e aprimorar a experiência do autor e do leitor. No entanto, é essencial implementar políticas claras para garantir que o uso da IA seja ético, transparente e benéfico para a comunidade acadêmica.

Podem ser utilizadas ferramentas de inteligência artificial para tratamento de dados e outras atividades massificadas. No entanto, não é autorizada a utilização de quaisquer ferramentas para geração de conteúdo ou para aprimoramento de redação. O autor de artigo em que tenha sido utilizada IA deve, ao submeter seu artigo à Revista Síntese, expor explicitamente a forma e o nível dessa utilização em seção que trate de métodos do manuscrito.

A equipe editorial poderá considerar a extensão do uso inadequada, em qualquer momento de avaliação (de admissão ou por pares) e revisão de artigo. Nesse caso, o artigo será rejeitado ou excluído de nossos arquivos.

Avaliação por pares   
Após aprovação prévia na etapa de revisão de admissão (desk review), a equipe de editores executivos da Revista encaminhará o artigo para avaliação de pares, que será feita de forma anonimizada. A revisão por pares pode envolver reavaliações, no intuito de possibilitar aprimoramento dos trabalhos que serão publicados.

Os artigos são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas de formação igual ou superior à dos autores, com titulação mínima de mestre. Em caso de divergência entre os pareceres, é solicitada a avaliação de um terceiro parecerista.

Após análise, os autores serão notificados, por e-mail, acerca da aceitação (incluindo, em havendo, as alterações sugeridas pelos avaliadores) ou da recusa de seu artigo. A Revista Síntese adota as diretrizes básicas da Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e orienta que seus avaliadores ad hoc analisem os artigos conforme essas diretrizes. Os pareceres não serão divulgados na íntegra, tampouco será divulgada a identidade dos pareceristas envolvidos no processo.

Processo Editorial
  1. Submissão do artigo: o(s) autor(es) deverá(ão) submeter seus artigos para avaliação por meio do Portal de Periódicos:  Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta;
  2. Desk Review: nesta fase, cada texto será lido pelos editores executivos, que examinarão a adequação do trabalho ao foco da Revista como também o atendimento aos requisitos e formas obrigatórios para submissão. Nessa fase também é realizada a verificação de similaridade, por meio de software antiplágio. Os textos que cumprirem esses requisitos serão encaminhados para a fase seguinte, de avaliação por pares;
  3. Avaliação anonimizada por pares: dois avaliadores com titulação igual ou superior à do(s) autor(es), com titulação mínima de Mestre, emitirão pareceres que podem aprovar o artigo, aprovar com correções obrigatórias ou, ainda, rejeitá-lo. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo e os artigos são enviados sem identificação de seu(s) autor(es). Caso não haja consenso entre os dois pareceristas, o artigo será enviado para um terceiro avaliador. Os autores receberão o retorno com relação a seus artigos via e-mail. Essa fase poderá envolver reavaliações contínuas entre equipe editorial, avaliador(es) e autor(es), para que haja aprimoramento dos trabalhos.
  4. Preparação do artigo para publicação: após as avaliações (e possíveis reavaliações), o artigo estará apto a ser preparado para publicação. Nessa fase é feita a verificação bibliográfica, realização de copidesque e revisão de idiomas. Nela também é finalizada a diagramação do arquivo.
  5. Publicação: por fim, tão logo finalizado o processo acima descrito, o texto é disponibilizado digitalmente, mediante sua publicação no portal da Revista.