Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Foco e Escopo        

Os trabalhos submetidos à apreciação da Revista Síntese devem ser inéditos, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em qualquer outro periódico, excetuando-se adaptações de trabalhos apresentados em congressos científicos, teses e dissertações.
 
A Revista receberá para publicação trabalhos técnico-científicos em português, de autores brasileiros ou estrangeiros. Os trabalhos devem apresentar tratamento científico e seguir as regras apresentadas na página “Normas para submissão”.     
 
As opiniões emitidas em textos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
 

Política Antiplágio    
A Revista Síntese utiliza software de verificação de similaridade de conteúdo em todos os artigos submetidos ao periódico.

Os autores de textos em que o software de detecção de plágio identifique alta similaridade entre o artigo submetido e fontes existentes serão identificados imediatamente e estão sujeitos a diversas consequências que incluem, mas não se limitam a: rejeição imediata do artigo, proibição de submissões futuras e notificação de suas instituições afiliadas.

Utilização de Inteligência Artificial   
A Revista Síntese reconhece que, com o avanço da inteligência artificial (IA), sua aplicação em várias áreas, incluindo a publicação acadêmica, torna-se cada vez mais proeminente. Diversos periódicos acadêmicos estão incorporando sistemas de IA para agilizar processos editoriais, melhorar a qualidade das revisões e aprimorar a experiência do autor e do leitor. No entanto, é essencial implementar políticas claras para garantir que o uso da IA seja ético, transparente e benéfico para a comunidade acadêmica.

Podem ser utilizadas ferramentas de inteligência artificial para tratamento de dados e outras atividades massificadas. No entanto, não é autorizada a utilização de quaisquer ferramentas para geração de conteúdo ou para aprimoramento de redação. O autor de artigo em que tenha sido utilizada IA deve, ao submeter seu artigo à Revista Síntese, expor explicitamente a forma e o nível dessa utilização em seção que trate de métodos do manuscrito.

A equipe editorial poderá considerar a extensão do uso inadequada, em qualquer momento de avaliação (de admissão ou por pares) e revisão de artigo. Nesse caso, o artigo será rejeitado ou excluído de nossos arquivos.

Avaliação por pares   
Após aprovação prévia na etapa de revisão de admissão (desk review), a equipe de editores executivos da Revista encaminhará o artigo para avaliação de pares, que será feita de forma anonimizada. A revisão por pares pode envolver reavaliações, no intuito de possibilitar aprimoramento dos trabalhos que serão publicados.

Os artigos são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas de formação igual ou superior à dos autores, com titulação mínima de mestre. Em caso de divergência entre os pareceres, é solicitada a avaliação de um terceiro parecerista.

Após análise, os autores serão notificados, por e-mail, acerca da aceitação (incluindo, em havendo, as alterações sugeridas pelos avaliadores) ou da recusa de seu artigo. A Revista Síntese adota as diretrizes básicas da Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e orienta que seus avaliadores ad hoc analisem os artigos conforme essas diretrizes. Os pareceres não serão divulgados na íntegra, tampouco será divulgada a identidade dos pareceristas envolvidos no processo.

 
Processo Editorial
 
  1. Submissão do artigo: o(s) autor(es) deverá(ão) submeter seus artigos para avaliação por meio deste link;
  2. Desk Review: nesta fase, cada texto será lido pelos editores executivos, que examinarão a adequação do trabalho ao foco da Revista como também o atendimento aos requisitos e formas obrigatórios para submissão. Nessa fase também é realizada a verificação de similaridade, por meio de software antiplágio. Os textos que cumprirem esses requisitos serão encaminhados para a fase seguinte, de avaliação por pares;
  3. Avaliação anonimizada por pares: dois avaliadores com titulação igual ou superior à do(s) autor(es), com titulação mínima de Mestre, emitirão pareceres que podem aprovar o artigo, aprovar com correções obrigatórias ou, ainda, rejeitá-lo. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo e os artigos são enviados sem identificação de seu(s) autor(es). Caso não haja consenso entre os dois pareceristas, o artigo será enviado para um terceiro avaliador. Os autores receberão o retorno com relação a seus artigos via e-mail. Essa fase poderá envolver reavaliações contínuas entre equipe editorial, avaliador(es) e autor(es), para que haja aprimoramento dos trabalhos.
  4. Preparação do artigo para publicação: após as avaliações (e possíveis reavaliações), o artigo estará apto a ser preparado para publicação. Nessa fase é feita a verificação bibliográfica, realização de copidesque e revisão de idiomas. Nela também é finalizada a diagramação do arquivo.
  5. Publicação: por fim, tão logo finalizado o processo acima descrito, o texto é disponibilizado digitalmente, mediante sua publicação no portal da Revista.

 

Normas para submissão


 
Acesse o arquivo-modelo
 
Diretrizes para autores:
 
1. A submissão deverá ser realizada por meio de formulário eletrônico. Clique aqui para acessá-lo.
 
Não serão aceitas submissões enviadas por e-mail ou qualquer outro meio.
 
2. Os trabalhos deverão seguir as regras constantes no documento “Normas para Submissão”, bem como ser elaborados utilizando o arquivo-modelo disponibilizado nesta página.
 
3. Os autores se responsabilizam pela veracidade de todas as informações fornecidas. As opiniões emitidas em textos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da Revista, não vinculando também as decisões do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, entre em contato pelo e-mail revistaacademica@tcerj.tc.br.
 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

ntrodução  
Este Aviso de Política de Privacidade aplica-se a todos os usuários que tenham, de alguma forma, seus dados pessoais tratados pelo Controlador.

Ao utilizar nosso portal de periódicos, o usuário manifesta ciência em relação ao conteúdo deste Aviso de Política de Privacidade e fica legalmente vinculado a todas as condições aqui previstas.

A presente Política de Proteção de Dados Pessoais ratifica a responsabilidade do TCE-RJ em observar normas de segurança e privacidade, em conformidade com o consentimento do usuário quanto à forma como seus dados pessoais serão tratados.

O tratamento de dados pessoais pelo TCE-RJ é realizado para a execução de suas atividades acadêmicas e científicas, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – LGPD).

Controlador  
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro é o Controlador dos dados pessoais por ele tratados.

Base Legal para o Tratamento de Dados  
O TCE-RJ realiza o tratamento de dados pessoais com base na seguinte hipótese legal:  

- Consentimento do titular.

Sobre o consentimento do titular  
O tratamento de dados pessoais enviados à Revista Síntese será realizado mediante consentimento dado pelo titular, em conformidade com os artigos 4º, II, 7º e 11 da Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018 (LGPD), fornecido tacitamente no momento da submissão de artigo e/ou do cadastro na plataforma, seja na condição de autor, revisor, avaliador ou leitor.

Finalidades do Tratamento de Dados  
O tratamento de dados pessoais, conforme listado na presente política, visa, especificamente, possibilitar ao Controlador:  

- Publicação e divulgação de artigos científicos.  
- Comunicação com autores, revisores, avaliadores e leitores.  
- Gestão de acesso ao conteúdo da revista.  
- Cumprimento de obrigações legais e regulatórias.  
- Realização de análises estatísticas e pesquisas para melhoria dos serviços prestados.

Tipos de Dados Coletados  
O Controlador coleta e trata os seguintes tipos de dados pessoais:  

- Dados de identificação pessoal: Nome completo.  
- Dados de contato: E-mail, telefone.  
- Dados profissionais: Formação acadêmica, instituição de afiliação.

Compartilhamento de Dados  
Os dados pessoais podem ser compartilhados com terceiros na forma relacionada abaixo, sempre de acordo com esta Política, a legislação aplicável e o consentimento do titular:  

- Autoridades e órgãos reguladores, conforme exigido por lei.  
- Parceiros e prestadores de serviços, para viabilizar as atividades da revista.  
- Instituições acadêmicas e científicas, para fins de colaboração e pesquisa.

Direitos dos Titulares  
O TCE-RJ se compromete a garantir que o titular dos dados pessoais possa exercer seus direitos de forma plena, na forma da Lei 13.709/2018 (LGPD), quais sejam:  

- Confirmação da existência de tratamento;  
- Acesso aos dados pessoais tratados;  
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;  
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei;  
- Portabilidade de seus dados;  
- Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;  
- Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;  
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências dessa negativa;  
- Revogação do consentimento a qualquer momento, nos termos da Lei;  
- Revisão das decisões automatizadas que possam afetar seus interesses.

Medidas de Segurança  
O TCE-RJ implementa controles de segurança para proteger seus dados pessoais, bem como adota práticas alinhadas aos padrões técnicos e regulatórios de mercado para segurança e privacidade dos dados pessoais.

O Controlador adota medidas técnicas e administrativas adequadas para proteger os dados pessoais contra acessos não autorizados, de situações acidentais ou intencionais de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

As medidas incluem gestão sobre os acessos, sistemas e serviços de redes, bem como políticas internas de conformidade que inserem a segurança da informação no ciclo de vida dos processos do TCE/RJ.

Procedimentos para Exercício dos Direitos dos Titulares  
Os titulares de dados pessoais podem exercer seus direitos entrando em contato com o encarregado pelo tratamento de dados pessoais através dos seguintes canais:  

- E-mail: encarregado_lgpd@tcerj.tc.br  
- Telefone: (21) 3231-5475  
- Endereço: Rua da Constituição, 44, 1º andar – Centro. Rio de Janeiro/RJ.

Tempo de Retenção dos Dados  
O(a) usuário(a) fica ciente de que o controlador deverá permanecer com os seus dados pessoais pelo período necessário para atender à finalidade para a qual foram coletados, e serão descartados após o término desse período, a menos que haja obrigação legal de retenção.

Evento ou Incidente que Comprometa a Segurança dos Dados Pessoais  
Em caso de incidente de segurança que comprometa a segurança dos dados pessoais, o TCE-RJ seguirá as diretrizes traçadas no Plano de Respostas à Incidentes de Segurança da instituição.

Alterações  
A presente Política de Proteção de Dados pode ser alterada a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade, assim como para adequação e conformidade legal, cabendo ao usuário verificá-la periodicamente.

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais coletados e tratados, entre em contato através dos canais mencionados acima.

Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais - LGPD Ao encaminhar seus dados pessoais para a Revista Síntese, o(a) usuário(a) está ciente e concorda com o tratamento de seus dados pessoais conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 – LGPD). Esse consentimento pode ser retirado a qualquer momento, mediante solicitação por escrito.

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