A ATUAÇÃO DAS ESCOLAS DE CONTAS NO APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA

estudo de caso da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Dinair da Graça Salles Guimarães Autor
  • Maria de Lourdes Ramos de Albuquerque Autor
  • Sandra Maria Freitas Ongaratto Autor

DOI:

https://doi.org/10.70690/kzb7ba65

Palavras-chave:

Escola de Contas, Educação Corporativa, Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ

Resumo

Era do Conhecimento e da Informação, caracterizada por um período de grandes transformações tecnológicas, sociais e econômicas, impõe novos modelos de gestão às organizações públicas e privadas. A iniciativa privada acena com o comprometimento da empresa, com a educação e o desenvolvimento de seus colaboradores, objetivando vantagem competitiva sustentável. Surge a idéia da Universidade Corporativa, como veículo eficaz para o desenvolvimento dos talentos humanos de acordo com as estratégias empresariais. No mesmo contexto, para que as organizações governamentais possam fornecer serviços públicos de boa qualidade, torna-se fundamental desenvolver a capacidade de ajustar-se e aperfeiçoar sistemas e processos. A atualização técnica e a educação permanente dos servidores públicos passam a ser estratégias para garantir o bom desempenho da gestão pública. Os governos começaram a investir em programas de educação para os seus servidores, implementando as chamadas Escolas de Governo e, no caso dos TCEs, as Escolas de Contas.

Biografia do Autor

  • Dinair da Graça Salles Guimarães

    Assessora da Procuradoria-Geral do TCE-RJ
    Especialista em Administração Pública

  • Maria de Lourdes Ramos de Albuquerque

    Analista da Subsecretaria de Controle Municipal do TCE-RJ
    Especialista em Administração Pública

  • Sandra Maria Freitas Ongaratto

    Técnica de Controle Externo da Procuradoria-Geral do TCE-RJ
    Especialista em Administração Pública

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Publicado

20/10/24

Edição

Seção

Artigos