GESTÃO DE CUSTOS

estudo sobre o uso e a implementação de sistemas de custos em prefeituras do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Fabrícia Silva da Rosa Autor
  • Marcia Vasconcellos Carvalho Autor

DOI:

https://doi.org/10.70690/aesv5w04

Palavras-chave:

gestão de custos, recursos físicos, financeiros e estruturais, uso e utilidade, implementação, planejamento

Resumo

A apuração e a análise dos custos permitem avaliar a eficiência das entidades públicas, tanto na esfera operacional quanto no processo de alocação de recursos orçamentários. Nesta pesquisa observou-se que a gestão de custos é uma das áreas fundamentais ao desenvolvimento de qualquer país. Contudo, é importante ter em conta que, embora rotinas possam ser influenciadas por normas, a efetividade somente é alcançada se essas normas forem incorporadas à cultura organizacional. Considerando ser relevante compreender a utilidade de gestão de custos em prefeituras, emerge a pergunta da pesquisa: que medidas as prefeituras do estado do Rio de Janeiro (ERJ) podem adotar visando ao aperfeiçoamento da gestão e à implementação do sistema de custos? Para responder a esta pergunta, o objetivo geral desta pesquisa é: propor medidas para o aperfeiçoamento da gestão e implementação de sistema de custos nas prefeituras do ERJ. A análise das respostas revelou a percepção dos respondentes de que a adoção do sistema de custos impacta a imagem da entidade pública, sendo considerado muito utilizado para incentivar o contínuo desafio de avaliar a gestão, unificar a visão da entidade sobre problemas que afetam o desempenho orçamentário, patrimonial e de transparência, bem como questionar e discutir problemas que afetam estes desempenhos e apoiar procedimentos de controles internos. Embora tenha sido confirmado o reconhecimento sobre a necessidade de uso e a utilidade do sistema de custos, 100% dos respondentes apontaram que não houve implantação do sistema de custos naquelas prefeituras, e que as barreiras para não implantação podem estar relacionadas a problemas de recursos e competências. Considerando os aspectos relacionados à implementação e uso apontados na revisão de literatura e nas respostas analisadas, apresenta-se uma proposta de implantação de sistema de custos para as prefeituras.

Biografia do Autor

  • Fabrícia Silva da Rosa

    Doutora pela Universitat de València
    Professora da UFSC

  • Marcia Vasconcellos Carvalho

    Mestranda pela Fucape Business School
    Técnica de Controle Externo do TCE-RJ

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Publicado

20/10/24

Edição

Seção

Artigos