PROCESSOS METACOGNITIVOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
desafios para o enfrentamento do fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.70690/vnsx8131Palavras-chave:
Educação, Metacognição, Sucesso e Fracasso EscolarResumo
Este artigo resume os pressupostos teórico-metodológicos que podem embasar uma proposta pedagógico-educacional de ensino mais inclusiva e foi elaborado a partir dos resultados teóricos das pesquisas Metacognição como proposta pedagógica e Metacognição em sala de aula: um estudo sobre os processos de construção do conhecimento na perspectiva do jovem infrator no Estado do Rio de Janeiro (convênio Universidade de do Estado do Rio de Janeiro - Uerj e Departamento Geral de Ações Socioeducativas - Degase). As pesquisas investigaram processos de aquisição de conhecimentos metacognitivos de modo a entender o desempenho de alunas e alunos e, desta forma, propor processos de ensino que partam do entendimento do sujeito como agente do processo ensino-aprendizagem. Neste artigo foi mapeada analiticamente a prática pedagógica proposta nas instituições pesquisadas, uma escola pública municipal e as escolas administradas pelo Degase, no Estado do Rio de Janeiro. Acredita-se que, por meio da ação dialógica, da escuta atenta ao sujeito da aprendizagem, é possível elaborar políticas públicas de inclusão mais realísticas e menos alienantes, que sejam construídas a partir do diálogo e da colaboração do sujeito que vive a realidade da exclusão. Este artigo busca, ao ouvir alunos e alunas, e a partir da sua perspectiva, propor ações educativas mais inclusivas para a educação pública.