ESCOLAS DE GOVERNO

O PAPEL PEDAGÓGICO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS E OS IMPACTOS NA GESTÃO PÚBLICA

Autores

  • Rosa Maria Chaise Autor
  • Sandro Trescastro Bergue Autor
  • Sergio Lino da S. Carvalho Autor

DOI:

https://doi.org/10.70690/9h2p5q12

Palavras-chave:

Escolas de Governo, educação continuada, Tribunais de Contas

Resumo

O crescimento dos investimentos em educação continuada no setor público e das ações de educação promovidas por Escolas de Governo vem ao encontro do interesse público no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública e, em decorrência, colaborar para a prestação de serviços públicos de qualidade. Muitas ações têm sido realizadas por diversas instituições na formação e capacitação de seus técnicos e gestores sem que haja uma correspondente avaliação dos impactos dessas atuações no atingimento dos resultados desejados. Este artigo se propõe a refletir sobre duas diferentes experiências de escolas de instituições de controle quanto ao seu papel pedagógico. A primeira experiência relatada é da Escola de Contas e Gestão, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, que oferece curso de pós-graduação em Gestão Pública Municipal, voltado para servidores das administrações municipais sob sua jurisdição. A segunda experiência enfoca o Programa Cidadania com Arte, atividade voltada à educação para a cidadania e o controle levada a efeito pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Essas ações têm como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento dos órgãos jurisdicionados e, consequentemente, dos serviços prestados aos munícipes. O trabalho propõe um modelo, baseado em gestão de desempenho, que pode ser utilizado como instrumento de avaliação de impacto das ações nas administrações municipais beneficiadas.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Chaise

    Coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas da ECG/TCE-RJ
    Doutora em Educação pela UFRJ

  • Sandro Trescastro Bergue

    Diretor-geral da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco
    Juruena do TCE-RS
    Doutor em Administração pela URGS

  • Sergio Lino da S. Carvalho

    Coordenador de Auditorias Temáticas e Operacionais do TCE-RJ
    Mestre em Administração Pública pela FGV-RJ

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Publicado

20/10/24

Edição

Seção

Artigos