JOVENS E O ENSINO MÉDIO NORMAL

FORMA(TA)ÇÃO DOCENTE

Autores

  • Leny Cristina Soares Souza Azevedo Autor
  • Ligia Karam Corrêa de Magalhães Autor

DOI:

https://doi.org/10.70690/4hqxym16

Palavras-chave:

Políticas para o Ensino Médio Normal, representações sociais, trabalho docente, Educação

Resumo

Com foco na formação de professores no Ensino Médio Normal no município do Rio de Janeiro, este artigo aborda as representações sociais de jovens alunas que estudam numa escola pública estadual, discutindo as trajetórias sociais e escolares associadas à escolha de um curso profissionalizante, bem como perspectivas de trabalho. Nossa análise aponta elementos constitutivos do cenário sociopolítico e econômico no qual se desenvolve a educação para jovens das classes subalternas. Organizado em partes integradas que conferem organicidade à reflexão, considera: as discussões a respeito de “ser jovem” referidas em estudos atuais acerca do conhecimento das realidades, práticas, questões políticas sobre jovens que frequentam o ensino médio; o questionamento das políticas para a formação docente no ensino médio; as contribuições da instituição investigada frente à formação. Finalizando, considera a necessidade de políticas consoantes com os princípios democráticos constituintes das práticas sociais emancipatórias, visando potencializar a influência da escola nas trajetórias sociais dessas jovens.

Biografia do Autor

  • Leny Cristina Soares Souza Azevedo

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Doutora em Educação pela Unicamp

  • Ligia Karam Corrêa de Magalhães

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Doutora em Educação pela UERJ

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Publicado

20/10/24