TRANSPARÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Autores

  • Aline Mendonça de Andrade Autor

DOI:

https://doi.org/10.70690/tpdbn351

Palavras-chave:

Transparência, terceiro setor, organização da sociedade civil, divulgação voluntária, sustentabilidade econômica

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as pesquisas que tratam da divulgação voluntária de informações pelas Organizações da Sociedade Civil, a fim de verificar os motivos pelos quais uma entidade decide informar dados embora não esteja legalmente obrigada a fazê-lo, bem como as consequências dessa publicização para as diversas partes interessadas. A revisão de literatura reuniu estudos que foram segregados em três tópicos: conhecimento das teorias que embasam a decisão de uma Organização da Sociedade Civil divulgar informações de forma voluntária, os fatores e características que propiciam uma maior transparência e as consequências da publicização de tais informações entre as diversas partes interessadas. De uma forma geral, verificou-se que a divulgação voluntária de informações gerais, financeiras e de desempenho pelas Organizações da Sociedade Civil em seus web sites fortalece a credibilidade e legitimidade dessas organizações e permite uma maior responsabilidade em face de toda a sociedade. A presente investigação colabora academicamente ao ampliar o conhecimento sobre transparência no terceiro setor e inclusive possui uma contribuição prática para as entidades que verificam como podem se destacar num ambiente competitivo e, dessa forma, garantir a sustentabilidade econômica por meio de um relacionamento transparente, não apenas com os doadores, mas com toda a sociedade.

Biografia do Autor

  • Aline Mendonça de Andrade

    Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia
    Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado da Bahia

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Publicado

20/10/24