TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO CONTROLE EXTERNO

CAPACITAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores/as

  • Paula Alexandra Canas de Paiva Nazareth Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.70690/h4y0pe79

Palabras clave:

Transformação Digital, Mindset, Capacitação, Instituições de Controle Externo, Tecnologia

Resumen

O artigo propõe uma reflexão sobre a importância da capacitação para a transformação digital, em especial em instituições públicas brasileiras de controle externo. Buscou-se investigar se as ações voltadas para o desenvolvimento de capacidades e habilidades digitais e comportamentais colaboram para estimular as pessoas a aderirem a uma estratégia institucional, ao mesmo tempo em que possibilitam a abertura para novas práticas. Em específico, se ao comunicar os objetivos institucionais às pessoas, o mindset e a cultura organizacional são modificados abrindo caminho para a transformação digital. Espera-se que tais movimentos tenham impactos positivos em processos de trabalho, modelos de negócio e nos resultados que essas instituições devem proporcionar à sociedade na era digital. Analisa-se o duplo desafio das instituições pesquisadas: promover a própria transformação digital e fiscalizar o cumprimento da lei (ou dos planos) pelos demais órgãos sob sua jurisdição. A pesquisa realizada sugere que desenvolver capacidades para a TD é essencial, devendo a capacitação estar alinhada à estratégia digital para promover a mudança da cultura e a inovação.

Biografía del autor/a

  • Paula Alexandra Canas de Paiva Nazareth

    Doutora e Mestre em Economia pelo IE/UFRJ e Master in Digital Transformation pela
    PUC-Rio
    Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2024-10-20