COMO MOTIVAR SERVIDORES PÚBLICOS? Como a liderança pode ser uma peça-chave para a busca do bem comum no serviço público

Autores

  • Juliana Costa de Carvalho Autor

DOI:

https://doi.org/10.70690/42aba503

Palavras-chave:

Liderança, Liderança Pública, Administração Pública, Motivação Para o Serviço, Público, Bem Comum

Resumo

Diferentemente do que é popularmente falado, a liderança no setor público é muito diferente da feita no setor privado. Diariamente líderes públicos têm que lidar com a influência de diversos grupos e navegar entre os diversos entraves das legislações e dos procedimentos burocráticos. Além disso, possuem pouco controle de sua equipe e um número limitado de ferramentas de que possam lançar mão para motivar seus subordinados. Este artigo visa revisar a literatura mais recente sobre liderança em organizações públicas, com o objetivo de destacar estilos, estratégias, ferramentas e procedimentos que auxiliem os líderes públicos a fomentar a Motivação para o Serviço Público entre suas equipes. Somente com uma equipe preocupada em executar políticas públicas com qualidade, comprometida com o interesse público, portadora de alto senso de dever cívico, um time preocupado com a justiça social, com compaixão pelos cidadãos e altruísmo, é possível construir um serviço público em que o bem comum é o centro da missão diária. Para isso, foram destacados cinco temas recorrentes da literatura de liderança no setor público, que podem servir de base para uma liderança mais eficaz: Liderança Pública, Liderança Transformacional, Liderança Ética, LMX e Liderança Compartilhada.

Biografia do Autor

  • Juliana Costa de Carvalho

    Doutoranda em Administração Pública e de Empresas pela FGV/EBAPE

Downloads

Publicado

20/10/24