IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS EM DESCRIÇÕES TEXTUAIS DE COMPRAS

UMA PROPOSTA PARA PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Autores

  • Eduardo Soares de Paiva Autor

DOI:

https://doi.org/10.70690/syngbx17

Palavras-chave:

transparência pública, mineração de texto, tratamento de dados, processamento intensivo de dados, big data

Resumo

Os portais de transparência vêm se constituindo em importantes canais de comunicação entre o governo e a sociedade. No entanto, nem sempre o formato das informações apresentadas é o mais apropriado. Por exemplo, as descrições de compras em formato de texto dificultam a análise dessas compras para a identificação do produto adquirido, e a posterior comparação entre as compras. O grande volume de dados inviabiliza uma identificação manual. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é identificar automaticamente os produtos que são especificados de forma textual nas descrições de compras. Para isso, é proposto um processo de descoberta de conhecimento em dados textuais capaz de gerar regras que possibilitam a identificação de produtos a partir das descrições textuais de compras. 

Biografia do Autor

  • Eduardo Soares de Paiva

    Mestre em Informática pela Universidade Federal do Estado do
    Rio de Janeiro e Auditor Federal de Finanças e Controle da
    Controladoria Geral da União

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Publicado

20/10/24